quarta-feira, março 02, 2011

XTREME SNOW XTREME KITE XTREME SNOW

DENTRO DESTE BLOG, QUEREMOS MOSTRAR OUTRAS COISAS ALEM DO KITESURF. A TERRA NÃO GIRA SOMENTE EM TORNO DO KITESURF. ENTÃO, ABRIMOS AS COLUNAS DESTE BLOG PARA DESCOBRIR OUTROS ESPORTES XTREME, RADICAIS OU SIMPLESMENTE MARAVILHOSOS.




O snowkite é um esporte jovem. Nasceu em 1996, na França e ganhou uma associação internacional (www.snowkite.org) apenas em 2004. Chegou oficialmente ao Brasil no início de 2007.
 

O snowkite é simplesmente esqui ou snowboard, puxado por uma pipa (kite).
Pratica-se em geral nas montanhas, em áreas virgens e limpas, planaltos, desfiladeiros, vales, campos.
O snowkite é um esporte radical e pede uma boa forma física, assim como um bom conhecimento sobre o manuseio da vela de kite.

O material para snowkite:
um snowboard ou esqui com as suas botas e acessórios para uma combinação de proteção do inverno, uma pipa terrestre ou com talas, proteções como capacete e, por que não um protetor dorsal?
O snowkite pode ser feito com uma pipa de kite marítima, mas é aconselhado a utilização de uma asa terrestre.


Os benefícios da asa inflável são a velocidade e a perda de potência das asas modernas.
Os benefícios da asa terrestre são autonomia para decolar e aterrissar, não usar bomba e não ter que inflar a asa, porque muitas vezes devemos levar uma segunda asa em nossas costas na caminhadas em caso de mudança da força do vento.
Uma asa terrestre também é mais estável nas rajadas de vento e nos buracos de ar, com qualidades suplementares nos ventos fracos.


O snowkite é um esporte relativamente moderno que atrai mais e mais pessoas, muitas vezes aquelas que já praticavam kitesurf no mar.
O snowkite exige menos força do vento que o kitesurf: com um vento de 8/10 nós já podemos andar e subir as encostas.
Aconselha-se não praticar sozinho, e fazê-lo em lugares já conhecidos.
O must para a prática do snowkite é a asa terrestre com sistema de depower para controlar a potência do kite.
Para este ano de 2011, a marca  OZONE vai ser nosso parceiro. No inicio de maio, receberemos as primeiras asas OZONE ACCESS XT em 8 e 10m.


Para uma pessoa de 60 a 80 kg, uma asa de 8 a 10m basta para praticar num vento leve a médio. Depois, num vento maior é aconselhado levar uma vela de tamanho menor, isso só para praticantes experientes que querem praticar assim mesmo.
E bom ter em mente que o snowkite comporta riscos na sua pratica, e que é sempre bom antes de começar, avaliar os riscos. Em montanha o tempo muda rapidamente.

para ver nosso vídeo, clique aqui